Menopausa: O que é e seus sintomas.
A menopausa corresponde a última menstruação espontânea da mulher e é somente reconhecida depois de passado 12 meses de sua ocorrência. Acontece geralmente em torno dos 48 aos 50 anos de idade e ocorre devido a parada do funcionamento dos ovários e a deficiência de hormônios femininos.
A menopausa não é uma doença e sim uma fase natural da vida da mulher e muitas passam por ela sem queixas. Outras tem sintomas que variam na diversidade e na intensidade. A queda da produção de hormônios traz uma série de mudanças e adaptações ao corpo da mulher, manifestando-se clinicamente como uma variedade de sintomas que podem prejudicar a sua qualidade de vida e também é responsável pela diminuição de massa óssea que pode progredir para osteoporose.
Os sintomas mais comuns que ocorrem neste período são: as ondas de calor também conhecidos como fogachos (sintoma mais comum), alterações do sono, tonturas, palpitações, suores noturnos, alterações do humor como irritabilidade e sintomas depressivos, diminuição da libido, secura vaginal, piora da incontinência urinária entre outros. É fundamental que a mulher tenha o acompanhamento de um ginecologista nesse período para orientações e alívio do seu desconforto.
Algumas dicas no dia a dia para melhorar a qualidade de vida na menopausa:
– Mantenha-se no peso adequado e pratique atividade física regularmente principalmente exercícios aeróbicos e de fortalecimento da musculatura.
– Tenha uma alimentação equilibrada, não fume e controle o consumo de bebidas alcóolicas.
– Tenha uma ingestão adequada de cálcio (1200mg ao dia) – converse com seu médico sobre seu consumo diário de cálcio.
– Exercite seu cérebro: faça jogos de raciocínio e palavras cruzadas. Estas atividades ajudam a reduzir a perda de memória.
– Tenha bons hábitos de sono. A falta de sono pode contribuir para confusão mental e baixa libido.
– Avalie com seu ginecologista os pontos a favor e contra da terapia de reposição hormonal para você.
Fonte: Febrasgo
Manual de atenção a mulher no climatério
Dra. Alexandra Secreti Prevedello – Ginecologia e Sexologia
CRM 3561 | RQE 676 | RQE 3319
Ver relacionados
Você sabe o que é SOP? TESTE
A Síndrome dos ovários policísticos também conhecida pela sigla SOP é o distúrbio endócrino mais prevalente na população feminina ocorrendo em torno de 5% a 10 % das mulheres em idade fértil. Decorre de alterações hormonais que levam a produção de altos níveis...
Você sabe o que é SOP?
okasdasd Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras a neque eget massa malesuada pellentesque ut quis ante. Maecenas pretium viverra lectus at scelerisque. Integer vel sodales ipsum, nec ultrices libero. Nullam mollis semper tristique. Nam id massa...
Você sabe o que é SOP?
A Síndrome dos ovários policísticos também conhecida pela sigla SOP é o distúrbio endócrino mais prevalente na população feminina ocorrendo em torno de 5% a 10 % das mulheres em idade fértil. Decorre de alterações hormonais que levam a produção de altos níveis...
0 comentários